Perguntas Frequentes


Qual a Diferença entre o curso de Pós Graduação em Psicanálise e o curso de Formação em Psicanálise?

O curso de Pós Graduação em Psicanálise é um curso de extensão universitária. Ele complementa a formação de um profissional que já tem uma graduação. Ou seja, só pode ser feito por quem já tem um curso superior. 

Normalmente são cursos com duração entre 6 a 18 meses e não possuem caráter de formação de psicanalistas por seu objetivo é  realizar pesquisas na área da Psicanálise. 

Na área das Pós Graduações elas podem ser divididas em duas áreas: Lato Sensu ( Especializações) e a Strictus Senso ( Mestrados e Doutorados) 

Muitos profissionais da Psicologia, Psicopedagogogia dentre outros escolhem a pós graduação em Psicanálise para que possam melhor atuar dentro de suas áreas já que a Psicanálise os auxilia na compreensão dos sujeitos que eles atuam. 

Já os cursos de Formação em Psicanálise são cursos Livres, não precisam de regulamentação do MEC e são abertos a todas as pessoas. Não há uma exigência de um curso superior ficando cada instituição que oferece o curso determinar seus pré-requisitos. 

O que é a Psicanálise?

Fundada no século XIX por Sigmund Freud, a Psicanálise é uma área de estudo sobre a mente humana. Como ela se comporta, suas estruturas, bloqueios e busca além de sua compreensão ajudar o ser humano a resolver conflitos que lhe geram dor e aflição. Podemos dizer que a Psicanálise traz respostas para a busca sobre a compreensão de quem somos e o que desejamos. 
Fundada pelo Médico Sigmund Freud ela é um campo vasto do saber psíquico que tem desafiado sociedades e o próprio tempo em busca de respostas. Estudando e analisando a mente humana.
Psicanálise é um método terapêutico. Testado por Freud e aperfeiçoado por seus seguidores. Sua prática profissional é chamada de análise e o psicanalista de analista. 
A psicanálise é uma forma de interpretar o inconsciente, o reprimido e traz a tona para a compreensão do individuo que muitas vezes sofre sem compreender a causa. 
A psicanálise ao longo de mais de um século vem contribuindo para o tratamento de doenças psíquicas como neuroses e psicoses. Durante muito tempo foi o principal tratamento de pessoas com autismo. E hoje é usada por qualquer pessoas que deseje compreender mais sobre si mesmo, só a sociedade e o que está em sua volta.

Quem pode fazer a Formação Psicanalítica?

Cada Instituição escolhe seus pré-requisitos, algumas exigem só ensino médio, outras cursos superiores mas fica a critério de cada instituição. Em nosso curso exigimos qualquer curso superior completo ou cursando a partir do sétimo período. 

Quem pode fazer a Pós Graduação em Psicanálise?

Qualquer Graduado. Ou seja, uma pessoa que já tenha um curso superior.

Psicanalista pode montar consultório ou clinica?

Sim. A psicanálise é cadastrada sob o número  n°2515-50 do Ministério do Trabalho (CBO) , Tem cadastro no CNAES - Cadastro nacional de atividades comerciais sob o número 8650-0/03 e enquadrada dentro do sistema simples de empresas. Assegurando assim seu direito de abrir sua clinica ou consultório psicanalítico em qualquer lugar do Brasil. 
Veja o que o Ministério do Trabalho fala sobre o Psicanalista:
Quem é o Psicanalista:

Estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento,orientação e educação; diagnosticam e avaliam distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s)durante o processo de tratamento ou cura; investigam os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades de área e afins.

Como devem atuar:

Os profissionais da psicanálise atuam, principalmente, em atividades liga das à saúde, serviços sociais e pessoais e educação. podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. 

Fonte: mtecbo.gov.br

A formação em Psicanálise é reconhecida no MEC?

O Curso de Formação Profissional em Psicanálise Clínica é um curso livre, regido por a legislação LBD n°. 9394/96, artigo 5°, inciso XII da Constituição Federal e portaria 397. com CBO (Código Brasileiro   de Ocupação), Este cursos dispensa  de credenciamento junto ao MEC.

É promissor investir na área da Psicanálise?

Sim. A psicanálise é uma área em que você pode abrir sua clinica    ou consultório próprio. 
Vivemos em uma sociedade de muitos conflitos , medos, doenças físicas e psíquicas. O psicanalista é um profissional extremamente requisitado e que o mercado profissional é promissor. 

Para atuar o que o psicanalista precisa?

Ter curso de Formação Psicanalítica.
_ Não há  obrigatoriedade de  registro profissional
_ Não há obrigatoriedade de filiações a sindicatos e nem conselhos.
Entretanto é importante que o Psicanalista pertença a uma sociedade ou associação de Psicanálise para estar em constante atualização sobre a área.
_ Nos primeiros anos a supervisão de um profissional com experiência é extremamente importante.